Auriculoterapia

Pontos do Pavilhão Auricular

Auriculoterapia é um método terapêutico de origem milenar, que pertencente à Acupuntura, oficializada pela OMC como uma terapia de microssistema, que consiste no desenvolvimento de diagnóstico e tratamento através do Pavilhão Auricular. Esta modalidade terapêutica tornou-se muito popular em nossa cultura por ser uma técnica menos invasiva que a Acupuntura Sistêmica, e por apresentar eficácia em seus resultados, sendo bem aceita pelos pacientes.

A Auriculoterapia tem se apresentado como alternativa eficaz para os pacientes que apresentam medos e fobias de agulhas e ansiedade pela possibilidade de sofrer dores com introdução das agulhas nos pontos de acupuntura.

O método consiste em utilizar pequenas esferas de metal ou sementes esféricas nos pontos auriculares que necessitem de estimulação para o tratamento, na utilização de pequenas agulhas permanentes e da sangria de alguns pontos específicos, tratando diretamente o ponto do órgão correspondente ao problema apresentado e na estimulação de pontos que obedeçam aos critérios dos canais e colaterais e dos “Zang Fu” (Órgão e Vísceras).

Outra característica importante é que as esferas ficam fixadas nos pontos do pavilhão auricular por um período de 5 dias, sendo estimulados, por massagem, pelo menos seis (6) vezes ao dia, permitindo um tratamento contínuo e extensivo, diferentemente da Acupuntura Sistêmica cujo tratamento somente é realizado no período que o paciente permanece no consultório ou ambulatório, pois necessita ser assistida pelo Acupunturista.

 
 
  Site Map